Saibam quais são os principais cuidados com patinete elétrico, a fim de garantir o bom funcionamento e evitar danos ao mesmo, bem como, realizar o carregamento da bateria de forma adequada, onde guardá-lo, pressão dos pneus, freios, entre outros.
Comprar patinete elétrico ou moto elétrica, tornou-se desejo entre crianças, jovens e adultos, pois o veículo pode ser utilizado tanto para diversão como para percorrer curtos trajetos até o trabalho ou faculdade. Há diversos modelos disponíveis no mercado, mas para bom uso é preciso conhecer quais os cuidados com o mesmo e quais as recomendações de segurança.
Cuidados com patinete elétrico
Confiram a seguir quais os principais cuidados com patinete elétrico:
- Capacidade de peso e velocidade
Em relação à capacidade de peso, é preciso respeitar o limite de cada modelo, a fim de evitar que a bateria descarregue mais rápido por força do motor, possíveis danos e acidentes. A maioria dos modelos suportam entre 100 kg e 130 kg, sendo a capacidade mínima 20 kg (no caso de crianças).
Os modelos atingem o alcance de até 20 km por hora, sendo assim, é preciso que as crianças e adolescentes estejam sob supervisão de adultos.
- Configuração patinete elétrico
Sabemos que é difícil não cair na tentação de levar o seu patinete elétrico e utilizá-lo na primeira oportunidade. Mesmo que pareça chato ter que esperar para usar o veículo, a primeira coisa que você deve fazer é ler as instruções de configuração fornecidas pela marca.
A prevenção é o principal conselho para a manutenção do patinete elétrico. Avaliando pelo lado seguro, poderá saber detalhes sobre como colocar o guidão ou como carregar corretamente a bateria, pressão dos pneus, etc.
- Coloque para carregar a bateria antes de zerar
Deixar a bateria descarregar completamente e depois carregá-la é um erro. Para cuidar do seu patinete elétrico, não deixe a bateria zerar. Tente deixá-la sempre acima de 10% e verifique seu status antes de sair por aí para não ficar parado.
É muito importante prestar atenção à carga da bateria, pois elas podem sobrecarregar e superaquecer. Recomendamos que você fique de olho no processo de carregamento.
- Revisão dos freios
Seus freios devem estar em perfeitas condições e para isso você deve verificar o estado das pastilhas de freio. O uso que você dá ao seu patinete elétrico determinará seu desgaste. Tenha em mente que eles não durarão a vida toda e em algum momento você precisará substituí-los.
Quanto à sua manutenção, você pode limpar as pastilhas e o freio a disco desmontando as peças. Mas recomendamos que se dirija ao seu serviço técnico para que possam fazer uma vistoria de forma mais segura.
- Verifique a pressão dos seus pneus
Para que seu patinete funcione corretamente, você precisa verificar a pressão dos pneus. É uma questão de segurança, veja as instruções presentes no manual porque normalmente especificam questões sobre a pressão das rodas.
Outra coisa a ter em mente é ter cuidado para não bater os pneus contra o meio-fio ao tentar subir em uma calçada, por exemplo. Se o fizer, acabará por ter um pneu furado. Se quiser estar seguro, verifique se os seus pneus são à prova de furos e, se não o forem, pode comprar uns compatíveis com o seu patinete elétrico.
- Como limpar patinete elétrico
A sujeira pode afetar o desempenho de seu patinete elétrico, por isso aconselhamos limpá-lo com um pano úmido e sempre cobrir a porta de carregamento.
Lembre-se que seu veículo não é um patinete comum, portanto evite banhos com mangueira e que a água chegue ao seu interior. O seu patinete elétrico precisa que você preste certa atenção a ele e gaste tempo para mantê-lo em boas condições.
- Evite exposição na chuva
Em relação ao ponto anterior, evite que seu patinete fique muito molhado. A água pode danificar diferentes componentes, por isso não é recomendado usá-lo em dias de chuva. Se a variação climática te pegar de surpresa, não se preocupe, ao chegar em casa é só secá-lo o mais rápido possível.
Isso é algo que não afetaria em curto prazo, mas garantimos que patinete elétrico dure mais, evitando danos e prejuízo. Tomando as medidas necessárias você aproveita o seu veículo por muitos anos.