Já se perguntou a importância que a nutrição pode ter dentro da área de enfermagem? Ou, talvez, por que estudar nutrição na enfermagem? Esse conhecimento poderá ser muito útil para enfermeiros(as), afinal, a alimentação é uma das grandes chaves para uma vida mais saudável.
Com estudos feitos até os dias atuais, sabemos que a nutrição contribui para melhorias em muitos quadros clínicos, assim como na prevenção de doenças, melhoria na qualidade de vida e muitos outros benefícios. Ou seja, podemos concluir que a nutrição possui um grande papel em nossas vidas.
Enquanto isso, a área de enfermagem se dedica a oferecer o melhor ao paciente para que ele se recupere e possa voltar para um quadro de vida saudável o quanto antes.
Tendo em vista que a nutrição e a enfermagem podem atuar juntas, já que os meios nutricionais são tão eficazes para a melhora no quadro de saúde, podemos concluir que o estudo desta área dentro da enfermagem pode contribuir positivamente para esses resultados.
Com essa análise em mente, vamos conhecer os tipos de relação que podemos encontrar entre a nutrição e a enfermagem. Prossiga com a leitura para entender sua importância e muito mais. Confira!
Conteúdo do artigo
Qual a relação entre nutrição na enfermagem?
Você sabia que algumas doenças e outros problemas de saúde podem estar relacionados com uma má nutrição? O nosso corpo precisa dos nutrientes certos, diariamente, disponíveis para o organismo conseguir funcionar perfeitamente. Ou seja, quando há uma má alimentação, não oferecendo todos esses nutrientes, o corpo acaba protestando.
Podemos relacionar facilmente a nutrição com a enfermagem por esse motivo, principalmente. Afinal, não é possível cuidar de um paciente sem cuidar de sua alimentação. Além disso, em muitos casos a mudança nutricional de um indivíduo pode ser a cura que ele precisa para ter uma qualidade de vida agradável.
3 principais tipos de nutrição
Existem 3 principais tipos de nutrição, a nutrição esportiva, coletiva e clínica, que são divididas de acordo com as necessidades da pessoa.
Por exemplo, a nutrição clínica é aquela que costuma ser realizada dentro de hospitais, garantindo que o paciente receba os nutrientes necessários mesmo em situações delicadas (onde não conseguem deglutir).
Ou seja, cada uma delas possui um foco principal. Agora, vamos conhecer cada uma delas.
Nutrição esportiva
A nutrição esportiva é aquela voltada, principalmente, para atletas e pessoas que praticam atividades físicas intensas. Ela irá levar em consideração seus conhecimentos em nutrição, fisiologia e bioquímica no esporte – assim como uma base em educação física.
Esse tipo de nutrição possui certos objetivos traçados, que estão ligados ao desempenho físico do atleta, assim como o desportivo e evolucional.
É uma forma de manter um atleta em sua melhor forma e ao mesmo tempo manter uma vida saudável e prazerosa dentro de suas restrições.
Saúde coletiva
Nesta área, a nutrição é vista como um bem coletivo, ou seja, oferece um atendimento mais tradicional para a população em si. É a área que irá nos atender quando marcamos uma consulta com um nutricionista com o intuito de mudar hábitos ruins, melhorar a alimentação, buscar perder peso, etc.
Nutrição clínica
A nutrição clínica é aquela que busca realizar tratamentos para melhoria de casos clínicos, doenças e outros problemas relacionados com uma má alimentação. Ela é mais comum em clínicas e hospitais, tendo em vista que são uma opção mais radical na área de nutrição, já que estão lidando com casos mais delicados e que precisam de soluções mais rápidas.
É na nutrição clínica que temos algumas especificações a mais, que são a nutrição enteral e a parenteral.
Nutrição enteral
A nutrição enteral é aquela realizada através de um tubo de alimentação, que será responsável por levar a fórmula nutricional (o alimento) até o estômago ou intestino do paciente.
Ela pode ser inserida na região nasal deste paciente ou ser inserida diretamente no estômago ou intestino por meio de uma pequena cirurgia.
Ela é necessária quando um indivíduo não consegue engolir o alimento, não está conseguindo deglutir ou até mesmo estando em coma. Ela permite que ele continue se nutrindo apesar das dificuldades, dando mais força ao organismo para lutar.
Nutrição parenteral
A nutrição parenteral também será feita através de fórmulas, só que desta vez é por via endovenosa. É mais utilizada em situações de extremo risco, quando o paciente não pode se alimentar através da nutrição enteral.
É a melhor opção para casos de desnutrição, por oferecer uma eficácia mais ágil.
Importância do estudo de nutrição para enfermagem
O conhecimento do assunto irá permitir ao enfermeiro analisar a situação de forma mais completa, buscando sempre pela melhor possibilidade de garantir que o paciente se recupere.
Com o estudo de nutrição, esse profissional poderá considerar aspectos que tenham relação com a área estudada, montando cenários e até mesmo auxiliando na identificação de possíveis causas dos males.