Descubra o significado da frase que virou conceito
Quando o assunto é equipamentos esportivos de alta qualidade, certamente os primeiros acessórios, calçados, roupas e equipamentos que vêm a mente das pessoas são os que foram fabricados pela Nike. Isso porque os produtos da Nike sempre mostraram qualidade e, seu slogan marcante, está na mente de todo consumidor que pratica esportes.
Algo que muitas pessoas sabem é que a empresa foi criada por Bill Bowerman e Phil Knight e seu primeiro nome foi Blue Ribbon Sports. Mas sem um motivo aparente, no ano de 1971, ela foi renomeada para Nike, Inc, que permanece até hoje.
Existe uma mensagem por trás do slogan da Nike que quase ninguém tem conhecimento sobre. A seguir, é possível ver mais sobre como surgiu o slogan chamativo desta marca em questão, então continue a leitura para saber mais sobre a criação do slogan mais cobiçado entre os artigos de esportes.
Conteúdo do artigo
Como surgiu o slogan da Nike
“Just do It” é a frase clássica da empresa, e que em livre tradução significa “apenas faça”. O seu surgimento é algo bastante peculiar, afinal, essa declaração foi realizada por um assassino que estava prestes a ser executado pelos seus crimes cometidos.
Isso de acordo com Dan Wiedan, co-fundador da renomada agência de publicidade Wiedan+Kennedy. O rapaz, em uma entrevista importantíssima à revista Dezeen, acabou revelando o inimaginável e contou que isso aconteceu em meados de 1977.
O assassino em questão, dono dessa frase, era Gary Gilmore, executado em 1977 por cometer dois assassinatos. Segundo o rapaz, enquanto o homem de 36 anos estava prestes a ser executado, surgiu a pergunta se ele tinha algum pensamento final e, então, foi quando a frase “Let’s do It” foi dita. Logo em seguida, o rapaz foi executado. Como a expressão foi impactante, mas a frase não, Dan mudou a fala para “Just do it” e foi sucesso.
O co-fundador, Phil Knight, não acreditava em publicidade na época e na primeira instância rejeitou a ideia, mas com a insistência de Wiedan, o rapaz cedeu e foi quando o slogan começou a impulsionar e se transformou na maior marca de artigos esportivos.
Mensagem por trás da logotipo
Com uma frase impactante, certamente a mensagem por trás da logo deveria ser impactante a altura. O símbolo que muitos acham que seja um sinal de “correto”, na verdade, é muito mais do que isso.
Traz a representatividade da coragem, força, velocidade e vitória, isso graças a deusa grega da vitória. Esse símbolo, que vemos estampado nos mais variados artigos de esportes, foi criado pela design Carolyn Davidson, e nada mais é do que a representação da asa que faz parte da deusa da vitória.
Estima-se que essa logomarca criada pela design custou cerca de apenas 35 dólares na época, e seu trabalho foi algo que contribuiu para a marca ter seu renome mundial até nos dias atuais.
Uma combinação de sucesso
Uma mensagem que pode ser tirada da logo da Nike é que sempre é preciso conferir os elementos que estão ao redor, pois detalhes podem interferir bastante em como a marca da empresa será vista pelas outras pessoas. A Nike inicialmente queria algo que tivesse relação com velocidade, e tudo o que eles precisavam era de uma linha curva como símbolo.
No entanto, a representatividade presente na logo tornaram o “Just do It” uma mensagem que desperta motivação nas pessoas que praticam esportes.
Algo é certo, com inspiração, independentemente de onde ela vier, é possível ter uma logo forte, e uma mensagem que possui grandes chances de fazer sucesso. O slogan da Nike é a prova viva disso.