Você decidiu abrir uma loja online? Primeiramente, parabéns! Essa é uma decisão que poderá mudar o rumo dos seus negócios para melhor, afinal, o e-commerce é um mercado cheio de possibilidades e que poderá lhe garantir bons resultados.
Para que o seu negócio online dê certo e tenha a visibilidade e o reconhecimento que merece, separamos aqui alguns passos para que você saiba por onde começar.
Então, a seguir, confira 8 passos para abrir a sua loja online.
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1. Determine o seu mercado e o investimento
Antes de tudo é preciso determinar qual será o seu mercado e também o investimento que será feito em cima dele.
A definição do mercado é importante porque será a partir disso que você terá o entendimento de quais produtos irá comercializar em sua loja online, o custo para a venda desses produtos (montando o estoque), qual o público-alvo para esse mercado, dentre outras informações.
Enquanto isso, na determinação do investimento, você fará um levantamento do valor que tem disponível para começar o seu negócio e, para melhorar a sua visão, focar em um período de 1 ano.
Neste período, você irá dividir o valor que há para investir nos 12 meses. Dessa forma, ficará mais fácil visualizar o quanto poderá ser investido mensalmente nesses primeiros meses que costumam ser mais para apresentar o negócio e ganhar visibilidade.
2. Regularize sua empresa
Uma empresa de verdade precisa ter seu próprio CNPJ. Para isso, você precisará analisar o tamanho da empresa que está abrindo. Se estiver começando agora, sendo algo pequeno ainda, o ideal é investir no MEI (Microempreendedor Individual).
Com a sua empresa regularizada, tendo o CNPJ pelo MEI, você irá garantir seus direitos trabalhistas, estará de acordo com a lei, poderá realizar a emissão de nota fiscal e muito mais.
3. Escolha a plataforma
Hoje em dia é muito mais fácil vender online, afinal, existem muitas plataformas de e-commerce prontas para que você possa criar a sua página, inserir os produtos e começar a vender.
Mas é importante escolher bem essa opção, afinal, tudo será feito por ela – seus pagamentos, compras etc.
Ao escolher essa plataforma, você irá realizar o seu cadastro com o CNPJ, inserir seus produtos e realizar todas as demais ações de início.
Dica: se estiver com um orçamento baixo, saiba que existem plataformas gratuitas para abrir a sua loja online.
4. Escolha um servidor
Um servidor é responsável por realizar o armazenamento de todos os dados das suas páginas na web, ou seja, arquivos HTML e imagens, por exemplo. Você poderá personalizar o seu servidor e garantir que tudo relacionado à sua empresa seja facilmente conectado por este meio.
Ele é fundamental para o site da sua loja online, permitindo que esteja sempre “no ar” e funcione perfeitamente. Para facilitar o entendimento de sua importância, imagine esse servidor como o coração da sua empresa – ele não pode faltar para uma loja virtual de qualidade.
5. Crie um website
Um website é uma das opções mais recomendadas para empresas que querem melhorar a sua presença online e atrair mais clientes para a sua loja. Por meio deste website, você poderá compartilhar informações sobre o mercado em questão, sobre seus produtos e/ou serviços e muito mais.
6. Defina as formas de pagamento
Essa também é uma etapa importante no processo de abrir uma loja online. Você precisará definir quais serão as opções que os seus clientes terão no momento de efetuar o pagamento da compra, podendo haver as opções de pagamento via PIX, cartão de crédito ou débito, boleto etc.
7. Cadastre os produtos
Tendo a sua loja pronta e com todas as informações bem definidas, chegou o momento de cadastrar os seus produtos para deixar a sua página de vendas 100% pronta.
Para isso, você precisará já ter definido os preços de cada um deles, para já realizar o cadastro completo.
8. Divulgue sua loja
Por último, mas não menos importante porque poderá ser o maior responsável pelos seus resultados, temos a divulgação de sua loja. Para isso, temos:
SEO Local
O SEO Local é uma maneira de incluir o seu negócio no mapa e atrair mais clientes, sendo uma excelente opção para aumentar a visibilidade da sua empresa nos meios digitais.
Mídia paga
As mídias pagas irão focar nos anúncios feitos na internet para promover a sua loja, sendo algo que pode ser interessante para um negócio que ainda está iniciando, mas também pode ser um investimento considerável caso o orçamento seja baixo.
Para ser uma boa opção, deve ser feita por profissionais que irão garantir bons resultados financeiros.
Redes Sociais
As redes sociais são uma excelente opção para melhorar a presença digital da sua marca, interagindo com os usuários e apresentando o seu novo negócio para o mundo. Investir nesse canal de comunicação é excelente para os negócios, até mesmo possibilitando a venda por meio de algumas dessas redes.
Inbound Marketing
Você poderá aplicar o inbound marketing por meio do seu website, por exemplo, promovendo conteúdos que atraiam os seus clientes até o seu negócio. Por isso ele é chamado de marketing de atração, afinal, não é você que vai até o cliente, é ele que vem até você.
Faça sua primeira venda!
Com tudo já pronto para começar, chegou o momento de colocar a sua loja no ar e fazer a sua primeira venda!
Crie sua presença digital, incentive o feedback de seus clientes, divulgue seus produtos, interaja com os clientes e você terá grandes chances de ter uma loja virtual de sucesso.