Como saber se meu carro precisa de manutenção?

Como saber se meu carro precisa de manutenção? Confira quais os sinais, quando é preciso realizar a manutenção preventiva e quais itens a serem avaliados na mesma, aqui nesta página. 

A manutenção do carro é um dos cuidados fundamentais que é preciso realizar quando se possui um veículo, não apenas a contratação do serviço de proteção veicular ou seguro auto. Cuidar do seu carro realizando a manutenção preventiva permite que você tenha um meio de transporte seguro e confiável, além de prolongar a vida útil das peças e manter a valorização do veículo. 

Portanto, saber quando o carro precisa de manutenção é essencial para realizar o serviço que garante o seu bom funcionamento e desempenho. 

Como saber se meu carro precisa de manutenção?

Como saber se meu carro precisa de manutenção?

Quando você faz a manutenção do seu carro em intervalos regulares, você o mantém funcionando sem problemas e evita reparos mecânicos caros. Na hora de vender ou trocar o veículo, ter registros detalhados de manutenção pode ajudar a aumentar seu valor. 

Apesar de a manutenção de um veículo precisar de investimento de tempo e dinheiro, esse cuidado pode ajudar a evitar custos de reparo significativos que se seguem a uma avaria na estrada, além de contribuir para evitar acidentes. 

Para saber se o carro precisa de manutenção, você pode observar os sinais como:

  • Desgaste irregular de peças e pneus;
  • Consumo irregular de combustível;
  • Problemas na direção;
  • Volante torto;
  • Ruídos e vibrações ao dirigir;
  • E outros sinais incomuns.

Quando fazer a manutenção do veículo?

O período ideal para fazer a manutenção do veículo é indicado no manual do proprietário, o qual informa quando verificar os pneus, vela de ignição, troca de filtros, troca de óleo, verificação do amortecedor, sistema de arrefecimento, entre outros.

closeup auto repairman checking car oil workshop

Normalmente, a primeira manutenção preventiva é indicada após 5.000 km rodados, sendo as demais indicadas entre 10.000 km a 30.000 km de acordo com as recomendações do fabricante e tipos de peças do veículo.

As verificações de manutenção preventiva incluem os níveis de fluido do sistema de freio e direção hidráulica, líquido de arrefecimento do radiador e óleo do motor. Outros itens com importantes finalidades de segurança, como pastilhas de freio e limpadores de pára-brisa, devem ser verificados regularmente e substituídos, se necessário, para mantê-los funcionando com eficiência. 

Motores automotivos são máquinas complexas contendo muitas peças interconectadas. A Manutenção mecânica adequada, incluindo substituição de velas de ignição, correias de transmissão, correias ou correntes de distribuição e substituição de filtros de ar e fluidos, são essenciais. 

Como saber se meu carro precisa de manutenção? Agora que tem as respostas para essa pergunta, confira os demais itens importantes sobre a manutenção de veículos:

Sinais de que meu carro precisa de manutenção

mechanic pouring oil into car engine 1

Mesmo o carro mais bem conservado terá problemas que exigem atenção inesperada. Muitas vezes, o veículo avisa antes de parar de funcionar que há um problema que precisa de atenção. A luz “check engine” ou a indicação “service engine soon” no painel não algumas das pistas que indicam que precisa levar seu carro à uma oficina:

  • Frenagem: Qualquer problema com seus freios é uma questão de segurança. Aborde um pedal de freio “suave” e investigue imediatamente quaisquer ruídos estridentes.
  • Falta de aceleração: Uma mudança no desempenho pode significar que é hora de ajustar o motor.
  • Vibrações: Peça a um mecânico para diagnosticar as causas se você sentir tremores quando o carro ligar, virar ou parar.
  • Paralisação ou dificuldade de partida: Se o seu veículo parar ou você não conseguir dar partida, é hora de fazer uma revisão.
  • Eficiência do combustível: Sensores defeituosos ou injetores de combustível com vazamento podem causar alterações no consumo de combustível.
  • Interruptor de marcha: As transmissões automáticas são projetadas para mudar suavemente. Mudanças bruscas e desvios podem indicar um problema de transmissão. 

Existem pistas menos óbvias de um problema no carro, e esses sinais podem ser intermitentes ou vagos. Lembre-se de que você conhece o comportamento do seu carro melhor do que ninguém. 

Se algo parece diferente, pode ser o início de um problema maior. Entre em contato com um mecânico de confiança em sua concessionária local ou oficina quando seu veículo não estiver funcionando bem. 

Lista de verificação de manutenção do veículo

Siga um cronograma de manutenção preventiva para maximizar a vida útil e o desempenho do seu veículo. Use esta lista para descobrir quais tarefas precisam ser feitas – e quando – para manter seu carro funcionando sem problemas. 

Os intervalos de serviço podem variar de acordo com a marca e o modelo. Por isso, não deixe de seguir o cronograma de manutenção do seu veículo.

Luz de verificação do motor

Este aviso aparece quando o sistema de controle do carro descobre um problema. Não há motivo para entrar em pânico quando você vê essa luz amarela acesa no painel, mas não atrase sua ida à oficina ou a redefina sem saber por que ela acendeu. Um mecânico pode realizar testes de diagnóstico para determinar a causa.

Faróis

Verifique se os fusíveis não estão queimados. Substitua a luz se esse não for o problema. Dirigir com as luzes apagadas não é seguro e pode resultar em multa.

Pressão dos pneus 

O sistema de monitoramento da pressão dos pneus de um carro avisa quando a pressão em um pneu está abaixo de um determinado nível. A baixa pressão do ar pode levar a condições de condução perigosas, portanto, encha os pneus até o nível adequado o mais rápido possível.

technician with blue workwear holding wrench tire while showing thumb up

Faróis de neblina, piscas, luzes de freio e estacionamento.

É relativamente fácil notar um farol que não está funcionando. Os outros não são tão óbvios, então verifique seu carro todo mês para inspecionar visualmente as luzes.  

Níveis de óleo

Verifique os níveis com o motor frio, pelo menos uma vez por mês, e complete sempre antes de fazer uma viagem longa.  

Motores que usam óleo de motor convencional podem ter um intervalo de 3 meses/3.000 km. Aqueles que usam variedades sintéticas podem ter até 10.000 km entre as trocas de óleo.

Fluido do pára-brisa

Certifique-se de que o reservatório contém uma quantidade suficiente de fluido do limpador. Não é possível dirigir com segurança com a visão obstruída, o que pode ser resultado de um pára-brisa sujo.

Bateria e cabos 

Verifique se a bateria e os cabos estão bem conectados e se não há corrosão ou vazamento de fluido.

Correias e mangueiras

A correia serpentina e outras correias do compartimento do motor não devem estar envernizadas, rachadas ou desgastadas. As mangueiras não devem vazar ou ter rachaduras e protuberâncias.

Fluido de direção hidráulica

Verifique o nível do fluido da direção hidráulica e adicione conforme necessário.

Rodízio de pneus e alinhamento

O rodízio de pneus a cada 10.000 km e seu alinhamento ajudam a prolongar a vida útil dos pneus equilibrando o desgaste do piso e podem ajudar a evitar problemas de ruído e vibração. 

Filtros de ar 

Os filtros de ar de cabine ajudam a purificar o ar dentro do carro e devem ser substituídos todos os anos. Em contraste, os filtros de ar do motor evitam a entrada de detritos no motor e devem ser inspecionados ao trocar o óleo.

Freios

Inspecione o sistema de freio, incluindo fluido de freio, lonas de freio, rotores e pastilhas de freio, para garantir que esses componentes críticos estejam funcionando corretamente. A vida útil das pastilhas de freio depende em grande parte do estilo de condução do usuário.

Inspecione os amortecedores 

Leve o seu carro à oficina se notar uma diminuição da suavidade durante a condução. Amortecedores e escoras são uma parte essencial do sistema de direção do carro e devem ser inspecionados por um profissional.

Os demais itens de manutenção podem ser verificados de acordo com o manual do proprietário antes de visitar uma oficina, para que tenha em mente os itens necessários e recomendações do fabricante.