Recursos de carregamento otimizado dos próprios aparelhos e power banks ajudam a prolongar a duração da bateria
Os smartphones executam um papel fundamental na vida da maioria das pessoas atualmente. Linhas de aparelhos como o Moto G são conhecidas dos consumidores que buscam passar um dia inteiro usando o celular, sem depender de tomadas próximas para usar durante o dia.
Presente no início da rotina desde o despertador, até o transporte para o trabalho, passando pelo pagamento do almoço e na troca de mensagens ao longo do dia, o celular precisa estar sempre disponível para uso. Claro que o tamanho da bateria do aparelho influencia na duração, assim como a frequência de uso e o tipo de sistema operacional.
Mas existem alguns truques e hábitos de uso que podem fazer com que sua bateria dure mais no dia a dia, e também a longo prazo. Confira neste artigo seis dicas para não ficar sem bateria em momentos de necessidade, e sempre consulte as instruções de uso do fabricante do celular para garantir o bom funcionamento.
Conteúdo do artigo
1. Recarregue apenas quando for necessário
Por conta do uso quase ininterrupto do smartphone, muitas pessoas ficam nervosas ao ver o status da bateria em 20 ou 30%. Muitos fabricantes indicam que o aparelho seja conectado a uma fonte de energia apenas abaixo de 10%, e que o usuário evite fazer uso do celular durante a recarga.
Hoje em dia, os celulares são desenvolvidos para evitar o famoso ”vício da bateria”, mas ela se desgasta naturalmente a cada ciclo de recarga. Esqueceu de carregar seu aparelho durante a noite? Não se preocupe, pois se você faz um uso moderado, ele provavelmente irá sobreviver até o fim do dia com os 80% restantes.
2. Use acessórios originais
No Brasil, consumidores podem solicitar aos fabricantes o carregador que não veio acompanhando o cabo de energia na caixa do produto. Por serem acessórios caros, muitas pessoas acabam optando por fazer uso de versões similares, mas isso pode afetar a capacidade de carregamento normal da bateria, reduzindo seu tempo de uso.
3. Atualize aplicativos e sistema do smartphone frequentemente
Geralmente, os sistemas operacionais dos smartphones estão configurados para atualizarem os aplicativos de forma automática. Isso aumenta não só a questão da segurança, como evita que uma versão antiga consuma mais energia do aparelho que o esperado. Desativar aplicações em segundo plano também é uma forma de melhorar o desempenho da bateria.
4. Use configurações de exibição de tela
O modo escuro não existe somente para mudar o visual da tela do seu aparelho. Exigindo menos brilho da tela, esse recurso ajuda a economizar a bateria, ainda mais em aparelhos com tecnologia de regulagem automática de luminosidade conforme o ambiente.
Desativar notificações de aplicativos que você não utiliza com frequência e que exibem mensagens em excesso também reduz o tempo de atividade da tela, salvando bateria. Vários aparelhos oferecem configurações de exibir um preview de mensagens com a tela inativa, consumindo menos energia do aparelho.
5. Ative o modo economia de energia
Esqueceu o carregador em casa e precisa de bateria até o fim do dia? Ativar o modo de economia de energia pode prolongar a duração da bateria. Essa configuração reduz a quantidade de notificações na tela, desativa atualizações em segundo plano e usa recursos como GPS apenas quando necessário.
6. Tenha um power bank na mochila
Mesmo que o seu smartphone seja otimizado para durar um dia inteiro com uma única carga, é sempre bom ter um power bank de prontidão. Hoje é possível encontrar diferentes modelos que são do mesmo tamanho ou até menores que o próprio smartphone, e que podem te salvar naquele dia que você acabou passando mais tempo fora de casa do que o esperado.