Já ouviu falar da caminhada nórdica? Até bem pouco tempo atrás (ontem, para ser mais exata…) eu sequer sabia da existência desta modalidade de caminhada.
Popular na Europa, a caminhada nórdica faz com que o corpo gaste mais calorias do que em uma caminhada típica, sem aumento de velocidade e sem necessidade de incluir muitas subidas na trilha. Interessada?
Então me siga e venha emagrecer esse tipo de caminhada!
Conteúdo do artigo
A origem da caminhada
A caminhada nórdica tem esse nome porque foi criada na Finlândia, um dos chamados países nórdicos (os outros são Noruega, Suécia, Dinamarca e Islândia. Um pouquinho de Geografia não faz mal a ninguém!). A principal finalidade do exercício era manter a musculatura e a boa forma física dos esquiadores nos meses de verão, e por isso os bastões de esqui, que antes dormiam nas garagens durante a temporada sem neve foram usados como “alavancas” durante as caminhadas.
Estudos posteriores confirmaram a eficácia da caminhada nórdica para manter a forma e para emagrecer.
Daí para a popularização do exercício entre a população europeia em geral foi um pulo.
Tudo bem, um pulo de quase quatro décadas, mas emagrecer com a caminhada nórdica tornou-se acessível para quem tivesse disposição para caminhar seguindo os preceitos corretos do exercício.
Como emagrecer com caminhada nórdica
O primeiro passo é saber como praticar a caminhada nórdica de forma correta. Basta adaptar seus passos ao compasso dos bastões.
- São necessários dois bastões reguláveis. Como o esqui não é exatamente um esporte popular no Brasil (por que será, né?), existem alternativas que podem ser encontradas em lojas de esporte.
- A ponta dos bastões devem ficar na altura do umbigo, para que a pessoa segure-os com os braços dobrados em 90 graus.
- A coordenação natural dos movimentos dos braços e pernas servirá como alavanca, fazendo com que a caminhada tenha menos impacto. Siga o seguinte padrão: o braço esquerdo dará impulso à perna direita e vice-versa.
- Não estranhe se você rebolar mais do que na caminhada normal. A caminhada simula os movimentos de esquiar; o movimento dos quadris e tórax aumenta o trabalho muscular da região lombar.
- E não se esqueça da regra de ouro da caminhada nórdica: pise primeiro com o calcanhar e apoie toda a planta do pé no chão.
Uma hora de caminhada nórdica queima pelo menos 45% a mais de calorias do que uma caminhada tradicional, além de de aumentar exponencialmente a resistência física e muscular.
É possível queimar até 450 calorias em uma hora! Já imaginou a junção desse exercício com uma dieta balanceada? Isso mesmo: você vai emagrecer com essa categoria de caminhada!