Como usar as cores a seu favor em um comércio local?

Ambientação dos espaços e construção de peças visuais na internet pode impactar em melhora das vendas e amplitude da marca 

Hoje em dia, é possível conferir uma série de materiais como filmes, livros, documentários e podcasts abordando a importância das cores para determinadas marcas. Quem está na gestão de um comércio pode usar diferentes cores de tinta como estratégia de atrair mais público e, consequentemente, melhorar as vendas. 

Pode parecer algo inesperado para leigos, mas áreas como publicidade, marketing e comunicação visual utilizam-se das cores como ferramenta para atingir objetivos comerciais. Neste artigo, você confere como as cores têm efeito no nosso cérebro e quais as possibilidades de usá-las em um estabelecimento comercial para aprimorar os negócios.

Entendendo a psicologia por trás das cores

comércio local

Uma das características que torna o ser humano diferenciado em relação a muitos animais é a capacidade de enxergar cores. E, para além de deixar o mundo mais interessante, elas possuem papel na nossa percepção, influenciando diretamente como um indivíduo se relaciona com outras pessoas, com espaços e principalmente com objetos. 

Cores quentes transmitem energia e imediatismo

Você já deve ter observado que empresas de alimentos fast food normalmente possuem cores intensas, como vermelho, amarelo, laranja e alguns tons de verde. Na psicologia das cores, o cérebro reage a esses tons ficando mais alerta, despertando os sentidos e ativando a sensação e o desejo de prazer. 

Cores frias transmitem tranquilidade e conforto 

Imagine um ambiente decorado em uma loja de itens para casa, simulando um quarto de bebê. Muito provavelmente, as cores utilizadas serão brancos, azuis, verdes e outras tonalidades pastel, que ativam a percepção no ser humano de tranquilidade, conforto, paz e proteção. São cores muito atreladas a contextos de bem-estar e relaxamento, totalmente opostas à urgência.

Tonalidades neutras captam atenção e transmitem refinamento

Por fim, os tons de cinza, preto, branco e tonalidades neutras são bastante associadas à atenção plena e sofisticação. Não à toa, textos longos, painéis de informações e avisos geralmente são criados nessa paleta. O uso de cores neutras pode ser utilizado em contraste com as cores vibrantes, direcionando o ponto em que se é desejado que a pessoa tenha maior atenção.

Dicas para harmonizar as cores conforme o espaço e segmento do seu comércio

loja

Existem várias formas de se aprofundar nas diversas aplicações da teoria das cores, que vão desde criação de produtos e rótulos até a decoração de ambientes. Aqui, vamos focar em técnicas de favorecer um comércio local a partir do uso das cores de forma mais estratégica, sendo válido pontuar que cada negócio vai ter suas próprias características e seus objetivos.

Explore a paleta de cores conforme a identidade visual da marca

É o mais fundamental e o que todo comércio deve considerar como ponto de partida. A identidade visual de uma marca é o que permite que ela seja reconhecida pelos consumidores e atrelada ao nicho em que atua. Se o seu comércio é uma loja de perfumes femininos, pode ser interessante explorar diferentes tonalidades para cada linha de produto, dentro da mesma paleta da marca.

Evite excessos em pontos de decisão 

A vitrine é o melhor lugar para usar as cores como estratégia para chamar a atenção de clientes. Porém, em espaços como o caixa, pode não ser tão atrativo manter um número tão alto de estímulos, embora este seja um local onde possam ser trabalhados outros produtos, incentivando a compra de mais itens pelo cliente.

Experimente a comunicação visual nas embalagens

Atualmente, consumidores buscam não apenas um produto ou serviço para atender a uma necessidade, mas para viverem experiências únicas. Sendo um comércio local, você pode aproveitar as embalagens para adicionar o elemento da experiência para seus clientes. Por exemplo, ao criar uma embalagem de cor que qualquer pessoa associe à sua marca

Indo um pouco longe, podemos citar como exemplo a joalheria Tiffany & Co, que possui um tom de azul diretamente associado à sua marca. Mesmo que a logo não esteja presente na sacola, qualquer pessoa que veja a cor da embalagem vai saber que ali dentro provavelmente está um produto que carrega o status de luxo e exclusividade da marca.

Pesquise tendências, mas não se prenda a elas

As redes sociais se tornaram um local que influencia diretamente o mundo offline e vice-versa. Enquanto comércio, você pode se apropriar de tendências que envolvam cores, principalmente se isso conversa com o seu público-alvo e gera visibilidade. Mas tenha em mente que tendências são passageiras, e uma parede “instagramável” nem sempre vale o investimento em relação a um ambiente mais próximo do DNA da sua marca.