Você quer saber o que é um flange sobreposto, certo? Mas, afinal, você sabe o que são flanges? Neste conteúdo, vamos te ensinar sobre a funcionalidade do flange e, com isso, você entenderá facilmente o que é um flange sobreposto – assim como reconhecerá os outros tipos.
Para começar, é preciso entender que os flanges são responsáveis por garantir que uma tubulação tenha seu funcionamento da melhor maneira possível, unindo tubos, conexões, válvulas e bombas.
Afinal, eles possuem o papel de realizar a conexão entre 2 componentes deste sistema. A principal função que essa peça possui é a de unir e vedar essas conexões, impedindo que os fluidos passem pelas frestas, escapando e gerando prejuízos.
Para que o vedamento seja feito adequadamente, eles são unidos por parafusos e montados em pares, podendo ser desmontados quando necessário.
A seguir, vamos conhecer os tipos de flanges e o que é um flange sobreposto. Confira!
Conteúdo do artigo
O que é um flange sobreposto?
O flange sobreposto é um tipo de flange de aço que desliza sobre a extremidade da tubulação de aço e depois é soldado no lugar. Como o tubo desliza no flange antes da soldagem, ele possibilita um perfil baixo de instalação.
O interior e o exterior do flange são soldados, resultando em força suficiente para garantir o não vazamento. Os flanges sobrepostos podem ser facilmente instalados e soldados em diferentes tipos de tubos e é perfeito para aplicações de baixa pressão.
Usos do flange sobreposto
O flange sobreposto poderá ser muito útil em casos de baixa pressão. Ele não irá permitir uma ligação direta com a conexão tubular, assim como também não permite o ensaio de radiografia na linha. Essa peça irá precisar de solda tanto do lado externo quanto do lado interno, para que fique bem fixada.
Outros tipos de flanges
Flange Cego
Essa é uma opção que pode ser facilmente encontrada no mercado industrial, sendo muito utilizado nas extremidades de um sistema de tubulação. Ele não possui um furo no meio, como outros modelos, e irá permitir a inspeção da linha e a continuação posterior.
Flange com Pescoço
O flange com pescoço, também conhecido como componente de vedação, é o modelo que foi projetado para auxiliar no transporte de tensão para uma tubulação. Isso ajuda a realizar a redução de concentração na base.
Essa peça é conhecida por ter um “pescoço” cônico, sendo também super resistente a deformações. Por conta de seu formato, pode ser útil em casos que envolvam alta pressão e temperatura.
Flange de Encaixe
Um flange de encaixe, também conhecido como soquete, é uma peça que irá facilitar a condução de fluidos, além de conseguir suportar alta pressão e altas temperaturas.
São peças resistentes e permitem o encaixe perfeito com o tubo sem precisar realizar uma solda interna.
Flange Roscado
O flange roscado é uma opção simples, econômica, de fácil instalação e que pode servir muito bem em diversas situações. Ele também não necessita solda e apresenta um melhor desempenho em médias pressões e em temperatura ambiente.
Flange Solto
Flange solto será útil em extremidades ou em pestanas, também podendo ser conhecido como os “stub-ends”. Neste caso, não é possível realizar uma fixação utilizando a solda.
Flange Liso
O flange liso é ótima para quem busca fácil instalação, utilizando na maioria dos casos as técnicas regulamentadas em padrões nacionais. Existem também as que são regulamentadas pelas normas universais.