Nutrição balanceada: a chave para energia e qualidade de vida

O equilíbrio para nutrição balanceada não precisa ser sinônimo de restrição! É possível desfrutar de uma variedade de alimentos deliciosos enquanto mantém hábitos saudáveis

Já ouviu o ditado popular “você é o que você come”? Ele é muito utilizado na hora de falar sobre alimentação saudável e é, sim, uma realidade. Isso porque a alimentação tem o poder de afetar diretamente o seu bem-estar físico e mental. Por isso, é essencial seguir uma dieta que seja nutritiva e prazerosa! 

Ao contrário do que muitos acreditam, é totalmente possível manter a barra de chocolate na dieta de forma equilibrada. Esse hábito, inclusive, pode ajudar a evitar episódios de compulsão por doces. O importante é encontrar um equilíbrio na alimentação, garantindo que os nutrientes estejam bem balanceados.

Afinal, o que é uma nutrição balanceada?

Nutrição balanceada
Nutrição balanceada

Quando falamos em nutrição balanceada, é muito comum que as pessoas se sintam “perdidas”. Afinal, qual é o ponto certo de equilíbrio? Isso pode variar muito de acordo com o estilo de vida e os costumes, mas podemos tratar a nutrição balanceada como o meio-termo entre a restrição e uma alimentação muito permissiva. 

Portanto, a nutrição balanceada não te impede de comer nada, mas te ajuda a entender quando e quanto comer de cada item. É imprescindível ter em mente sempre que nenhum alimento isolado faz mal, tudo vai depender do modo que você o consome. 

Quais nutrientes preciso consumir no dia a dia?

Você já entendeu que é preciso encontrar equilíbrio no prato para Nutrição balanceada. Mas como fazer isso? A melhor forma é incluir todos os principais grupos nutricionais nas suas refeições!

Proteínas

Whey protein

O primeiro grupo alimentar que não pode faltar no prato são as proteínas, encontradas em maior quantidade em carnes brancas, nas vermelhas e nos ovos. Esse grupo alimentar possui muitas funções no organismo e determina a forma que as células coordenam diversos processos vitais do corpo. 

Carboidratos

Os carboidratos são um grupo nutricional que pode ser visto como vilão por muitas pessoas. Presente principalmente no arroz, no macarrão, nos pães e nas batatas, ele costuma ser eliminado ou amplamente reduzido em dietas mais restritivas. 

Na prática, o carboidrato é muito importante para fornecer a energia necessária para que o organismo se mantenha em pleno funcionamento. A ausência desse nutriente pode causar danos ao corpo e influenciar até mesmo no funcionamento cognitivo. 

Gorduras boas

dieta carne
Mediterranean diet with fish,meat and vegetables

Outro nutriente visto como vilão pelas pessoas são as gorduras, mas você sabia que existem as consideradas “boas”? Elas fazem parte do grupo de gorduras insaturadas e podem trazer benefícios ao organismo. 

Entre eles, estão a redução do colesterol ruim, a prevenção de doenças cardíacas, a regulação da insulina, a prevenção de inflamações e o fortalecimento do sistema imunológico. Você pode encontrar essas gorduras no abacate, na azeitona, no azeite e nas nozes.

Vitaminas, fibras e potássio

Os legumes e as verduras já costumam ser vistos como alimentos saudáveis. Mas você sabe quais nutrientes estão presentes neles? Por ser um grupo alimentar grande, fica difícil definir um só, mas esses alimentos costumam ser ricos em vitaminas, fibras e potássio, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

prato de tigela de buda com legumes e legumes vista do topo

Como a Nutrição balanceada pode afetar meu bem-estar físico e mental?

Depois de conhecer detalhadamente cada grupo nutricional, é possível entender o papel deles em uma boa saúde física. É por isso, inclusive, que sempre que pensamos em saúde, alimentação saudável caminha lado a lado. Para além do físico, a alimentação também pode influenciar diretamente na saúde e no bem-estar mental

A alimentação tem ligação direta com os nossos níveis de energia e humor. Quem nunca ficou mal-humorado depois de esperar muito tempo por uma comida, por exemplo? O mesmo acontece a médio e longo prazo quando a alimentação não é balanceada e nutritiva. Por isso, lembre-se: você é o que você come!