Ter um carro com banco de couro preto pode trazer muito mais conforto interno e, claro, luxuosidade para o interior. No entanto, você sabe como hidratar banco de couro preto?
Sabemos que esse tipo de estofado é um dos mais presentes nos veículos, porém, nem todo mundo sabe cuidar desse tipo de material da forma correta, acarretando em danos ou até um desgaste precoce do banco.
Até porque, assim como o couro bege, creme e dentre outros, esse tipo também requer alguns cuidados específicos, que se tornam essenciais, principalmente para conservação.
No entanto, você sabe quais cuidados são esses? Sabe exatamente como hidratar banco de couro preto e mantê-lo conservado por muito mais tempo?
Conteúdo do artigo
Como hidratar banco de couro preto
Por fim, veja a seguir dicas e cuidados valiosos que você deve ter com o seu banco de couro, para mantê-lo hidratado e bem cuidado.
1. Use os produtos apropriados
Por mais que na sua cabeça possa vir o pensamento de que “tudo é couro” e só o que vai mudar é a cor, saiba que está completamente enganado.
Isso porque, conforme já citamos, cada tipo de couro tem a sua particularidade, e os cuidados devem ser diferentes e específicos.
Por exemplo, um banco de couro sintético ou ecológico, acaba sendo bem menos resistente que o couro legítimo, o que muitas das vezes, vai requerer cuidados de conservação maiores.
Além disso, o banco de couro preto, quando comparado com o bege, atrai muito mais calor e raios solares (devido a tonalidade preta), onde o seu desgaste, principalmente em carros que ficam muito tempo no sol, pode ser maior.
Dessa forma, usar os produtos automotivos corretos para o tipo de cor e sua tonalidade é essencial.
Nada de usar cremes ou hidratantes comuns para esses materiais!
Hoje, já existem diversos produtos no mercado que são para tonalidades de couro mais escuras, contendo elementos e compostos específicos para essa cor de material.
Logo, para você que está com dúvida sobre como hidratar banco de couro preto, isso lhe ajudará bastante no processo.
2. Higienize bem os bancos antes de hidratar
Um erro muito comum, e que pode prejudicar o seu banco, é hidratar o couro sem antes fazer uma boa higienização.
Para você que não sabe, a hidratação é praticamente o último processo que você deve se preocupar, onde a limpeza deve sempre vir primeiro.
Dessa forma, antes de hidratar, faça uma higienização completa, usando produtos específicos para higienização, como multiusos automotivo (APC), panos de microfibra úmidos e secos, e caso o couro seja perfurado, um aspirador (caso você tenha), pode ajudar bastante também.
Assim, você remove toda a poeira, partículas de sujeira, manchas e dentre outros, garantindo que após a hidratação, o seu banco passe uma impressão de novo, limpo e conservado.
Saiba que hidratar o couro com o banco sujo, pode colaborar diretamente para o desgaste do material.
3. Cuidado com as partes em tecido
Um cuidado essencial que você deve ter, principalmente no processo de entender como hidratar banco de couro preto, são com as partes em tecido.
Atualmente, é muito comum encontrar bancos do tipo misto, que mesclam tecido e couro, ficando o tecido na parte do meio do banco e o couro nas laterais e encostos.
Nesse caso, você deve ter muito cuidado, pois o processo de hidratar couro não é indicado para tecidos, e utilizar os produtos nessas áreas, pode vir a danificar o material.
Portanto, o que indicamos é: faça o processo de higienização no banco por completo, hidrate somente a parte do couro, e use produtos impermeabilizantes no tecido.
Isso porque, esses produtos além de proteger o material, conseguem repelir parte da sujeira e líquido que ali quiser entrar, facilitando a limpeza e conservação.
4. Mantenha distância do sol
Durante o processo de entender como hidratar banco de couro preto, procure sempre manter distância do sol.
Infelizmente, para todos os tipos de couro, principalmente o preto, o sol é um dos principais vilões desse material.
Os raios solares podem contribuir diretamente para o desgaste, como o ressecamento do couro, o que no médio/longo prazo pode danificar o banco.
Lembrando também, que no momento de hidratar o couro, evite também fazer o processo no sol, pois isso pode vir a danificar o produto hidratante e até mesmo prejudicar o processo.
Considerações finais
Seguindo as dicas e cuidados corretos, o processo de como hidratar banco de couro preto com toda certeza nunca foi tão simples.
Garanta a longevidade dos seus bancos de couro preto!